sábado, 11 de fevereiro de 2023

11.2.2023 - One Day minus 192 - Dos pais orfãos de Filhos!





Tim, meu adorado Filho,

Palavra do dia? Do mês? Da minha existência? 

SAUDADE! Aquela que rasga e fere, dilacera e corta, mas que se atenua perante a PAZ. 

Tim...a força nasce do Nada, cresce, cria e multiplica, no Amor e na Saudade. A força de continuar. E eu continuo e continuo a achar que as minhas opções estão certas. Aprendi a ouvir mais o meu coração. E as minhas entranhas. Elas gritam por si, mas nos últimos dias não se revolvem tanto dentro de mim, é como se a motilidade se tivesse instalado. Eu sei que estou certa, pelo menos, no que é para mim. Mas não é fácil (con)viver com a pressão. Para quem não passou por "isto", é fácil. É fácil julgar, tirar conclusões, e pensar que é tempo de seguir em frente. Não há comparação entre qualquer outro tipo de luto e este. Não existe, e desenganem-se os que são rápidos a julgar, porque a morte de um Filho é inultrapassável. Não se colmata, não se segue em frente, não se é forte. Antes pelo contrário. É o VAZIO total e absoluto, a dor que nos mutila e transtorna, que nos impede de funcionar. E nesta dor, nesse vazio, é fácil sucumbir à tentação de não fazer nada. De não querer acordar, de só querer dormir, para sonhar. Mas a vida chama-nos. Nem que seja em prol das memórias de um Filho incrivelmente perfeito, lindo, cúmplice e Amigo. E esse Filho, esse ser de Luz quere-nos a seguir em frente. 

Filho, estou mais forte, ou menos fraca. Estou com Fé renascida. Com crença, aquela que você sempre admirou na Mami e que não morre. Não pode morrer, porque enquanto eu continuar, você continua vivo na memória, nos afectos, no Amor!

Bom, você que vê tudo, vai compreender. Vai entender as minhas opções, as escolhas difíceis, mas que vêm das entranhas. E eu sei que me está a piscar o olho. Sei isso, porque o sinto, todos os dias, a todos os minutos, no meu coração. A Coruja anda sossegada no jardim cá de casa. Há dias que não a ouço à noite, mas apenas durante o dia. Não sei se é deste vento gélido que faz, se do meu coração estar mais em Paz. Não sei, meu Amor. Os dias estão maiores, as cabras e as ovelhas pastam agora no jardim em frente a casa, o que é bom: menos ervas que teremos de arrancar em breve. Já definimos o local da horta, que não tarda, vai ser preparada, e nos vasos vou plantar não flores, mas especiarias e ervas. Funcho, hortelã, cebolinho, pimenta, manjericão, salsa, coentros e piri-piri. Sobra-me um vaso, talvez você me mande um sinal do que gostaria de ver a crescer. O campo apazigua, suaviza, acalma, e não tarda, vamos tomar banho às cascatas da ribeira. A Primavera traz vida, e nessa vivência, nestas tardes solarengas mas ventosas e frias, traz acalmia. O Trinta e Um salta para cima dos telhados e é uma enorme dor de cabeça, mas é lindo vê-lo com esta vida imensa dentro dele, e um pelo tão sedoso, que parece um peluche. O Miguel passa-se com ele, e grita: 

- "Vais para a panela não tarda!",

mas sei que jamais seria capaz de o fazer. 

Nasceu-nos uma ovelha, que a Chica baptizou de Lulu. O Mano e ela estiveram cá no fim de semana passado e foi tão bom. Ver esta casa com movimento, com Alegria, com desarrumação! Tão mas tão maravilhoso!

E é entre os patos e galinhas, entre os limões que apanhei hoje para um futuro "Chutney" e as laranjas que dou à Preta e à Branquinha, que a vida acontece. E é neste campo profundo que vou suavizando a minha dor. Aguentando, e pensando, e recordando, e sorrindo perante estas memórias doces, perante a sua presença, omnipresente de tão cheia, tão plena, tão transbordante e inundante do amor que dentro dela transborda. Filho, jamais, jamais a mágoa deixará de existir. Tal como a SAUDADE. Mas que sejam apaziguadas. Para que eu continue a...

...CAMINHAR! 

Amo-te meu AMOR! 

Com Saudade,

Mami




Sem comentários:

Enviar um comentário

...too long ago, too far apart...20.7.2022 - Musings on retrospectives a dia 21.3.2025

  Meu adorado Filho, Não tenho transcrito os nosso diálogos, porque em duas ou três semanas, podem acontecer séculos de acontecimentos. Tant...